segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atividade 4

No portal Planeta e Educação o que me chamou atenção foi a relação educação e tecnologia , pois tempos atrás os professores tinham receio de serem substituídos pela máquina. Consulte SUGATA MITRA: “Um professor pode ser substituído pela máquina” Ele diz que E o que pode ser substituído pela máquina deve ser substituído.
Então o professor irá ser substituído sim, mas por outro professor que utiliza as TIC para elaborar, planejar, enriquecer suas aulas, seus métodos de ensino. Logo “o emprego do professor não seria ameaçado seria diferente”
Consultar http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/02/sugata-mitra-um-professor-pode-ser-substituido-por-uma-maquina.html e http://www.youtube.com/watch?v=CpqN3ayMP0c

A tecnologia facilita, ensina, abrange o conhecimento, e o desafio do professor seria formular questões elaboradas, interessantes para os alunos, relacionar o conhecimento da sala de aula com o conhecimento que ele precisar ter para ser um cidadão.
Por outro lado a profissão que praticamente acabou foi a profissão de bancário a tecnologia substituiu quase por completo veja :

Números que explicam a globalização
O caso do setor bancário No início da década de 1980 a profissão de bancário era valorizada a ponto de várias pessoas que já possuíam formação universitária deixarem de exercer a profissão para a qual haviam estudado para atuar na linha de frente de instituições como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banespa e até mesmo das instituições privadas do setor, como o Itaú, o Bradesco, o Banco Real,...

Para termos uma ideia da força desse segmento, vamos a alguns números:
• O setor bancário chegou a ter naquele princípio de década (1980), seis vezes mais funcionários que a indústria automobilística.

• De acordo com a FEBRABAN [Federação Brasileira de Bancos], em seu auge, os bancos tiveram 900 mil funcionários. A globalização e a chegada das novas tecnologias levaram a uma reengenharia no setor que ocasionou a queda no número de empregos para o nível atual de, aproximadamente, 300 mil trabalhadores. Isso quer dizer o seguinte: Se numa agência bancária de sua cidade, há 25 anos, trabalhavam 30 funcionários, hoje o quadro funcional reduziu-se para aproximadamente 10 pessoas... E, para a pasmaceira geral, essas pessoas realizam se não a mesma quantidade de funções de seus antecessores, provavelmente mais ainda... E como explicar isso? Vamos então novamente recorrer aos números...
• O cliente atendido num caixa bancário por um funcionário nos dias de hoje custa o equivalente a R$ 3,20 (três reais e vinte centavos).
• O cliente atendido por um caixa eletrônico custa para o banco o equivalente a R$ 0,65 (sessenta e cinco centavos).
• O cliente que utiliza os serviços bancários via internet banking custa para a instituição bancária que o serve o equivalente a R$ 0,15 (quinze centavos).
E precisa falar mais alguma coisa?

  E no portal Planeta educação existem inúmeros artigos interessantíssimos que falam sobre a matemática.
 Um dos vários que me chamou atenção foi:

Números do consumo de água Gastar menos para viver mais e melhor
Precisamos fechar bem as torneiras, tomar banhos mais curtos, não ficar usando água à toa... Continuamos desperdiçando de forma assustadora e inacreditável o recurso mais primordial à vida no planeta...
Temos que não apenas nos conscientizar, mas principalmente agir em relação ao consumo da água potável e ao tratamento, recuperação e/ou preservação das fontes.
 Seguem alguns números para que possamos perceber como estamos relegando essa questão e sacrificando o futuro da Terra e de todos os seres que nela vivem...
 Veja a seguir, quantos litros de água utilizamos diariamente para produzir os seguintes produtos.
• Um litro de gasolina = 10 litros de água
• Um microchip = 32 litros de água
• Um quilo de aço = 40 litros de água
• Uma maçã = 70 litros de água
• Um ovo = 135 litros de água
• Um copo de suco de laranja = 170 litros de água
• Um copo de leite = 200 litros de água
• Um quilo de papel = 324 litros de água
• Um quilo de soja = 1.650 litros de água
• Um quilo de arroz = 1.900 litros de água
• Um hambúrguer = 2.400 litros de água
• Uma camiseta de algodão = 2.700 litros de água
• Um par de sapatos de couro = 8.000 litros de água
• Um lençol de solteiro = 9.750 litros de água
• Uma calça jeans = 10.850 litros de água
• Um quilo de carne bovina = 15.000 litros de água
• Um automóvel = 400.000 litros de água
                                                                                                       (Fonte dos dados: Estadão)

Com esse texto dá pra explorar inúmeros tópicos da matemática como, por exemplo, transformação de medidas; e outros temas como a educação ambiental, preservação do planeta, reciclagem, geografia, cidadania, a questão do respeito com o próximo, entre outros.

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