segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atividade 5

Conceitos percebidos e apreendidos acerca da linguagem cibernética
a) Internet
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadoresinterligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP quepermite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega umaampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligadospor meio de hiperligações da WorldWide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso àInternet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundoa pesquisa, a Europadetinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60%da população da Oceaniatem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na AméricaLatina e Caribe,um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo comdados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros
Embora as aplicações básicas e as orientações que fazem a Internetexistir por quase duas décadas, a rede não ganhou interesse público até adécada de 1990. Em 6 de agosto de 1991, a CERN, uma organizaçãopan-europeia de pesquisa de partículas, publicou o novo projeto "WorldWide Web". A Web foi inventada pelo cientista inglês TimBerners-Lee, em 1989.
Um dos primeiros navegadores web foi o ViolaWWW, após o programa "HyperCard", e construído usando o XWindow System. O navegador foi substituído pelo "Mosaic". Em1993, o National Center forSupercomputing Applications (Centro Nacional de Aplicações deSupercomputadores - NCSA) dos Estados Unidos, na Universidade de Illinois, liberou a versão1.0 do Mosaic, e no final de 1994, havia crescente interesse público naInternet, que era considerada anteriormente muito técnica e acadêmica. Em 1996,o uso da palavra Internet tinha se estabelecido na linguagem popular, econsequentemente, havia se tornado erroneamente um sinônimoem referência a World Wide Web.
Enquanto isso, com o decorrer da década, a Internet conseguiu comsucesso acomodar a grande maioria das redes públicas existentes (embora algumasredes, tais como a FidoNet, continuaram separadas). Durante a década de 1990,estimou-se que o crescimento da Internet era de mais de 100% ao ano, com umbreve período de crescimento explosivo entre 1996 e 1997 Este crescimento éatribuído frequentemente à falta de uma administração central, assim como ànatureza aberta dos protocolos da Internet


b) Hiperlink
Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação(também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlinke link), é uma referência num documento em hipertexto aoutras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-sevê-la como análoga a uma citaçãona literatura.Ao contrário desta, no entanto, a hiperligação pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acesso adequado e assim ser usadapara ter acesso directo ao recurso referenciado. Este pode então ser gravado,visualizado ou mostrado como parte do documento que faz a referência.
Hiperligações são partes dosfundamementos das linguagens usadas para construção de páginas na WorldWide Web e outros meios digitais e são designadas elementos clicáveis, emforma de texto ou imagem, que levam a outras partes de um sítio ou pararecursos variados.
A palavra inglesa linkentrou na língua portuguesa por via de redes de computadores (em especial a Internet),servindo de forma curta para designar as hiperligações do hipertexto.O seu significado é "atalho", "caminho" ou"ligação". Através dos links é possível produzir documentosnão lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir depalavras, imagens ou outros objetos.
Navegar ou "surfar" naInternet é seguir uma sequência de links. Os links agregam interatividadeno documento. Ao leitor torna-se possível localizar rapidamente conteúdo sobreassuntos específicos.


c) Hipermídia
O conceito hipermídia(português brasileiro) ou hipermédia(português europeu) , juntamente com hipertexto,foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidenseTed Nelson.Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceitoa partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelsonfoi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidadese também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e anteveros impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade, comopodemos observar, atualmente quase todas as informações, periódicos, livros,vídeos e áudios. Ted Nelson esteve no Brasil em 2005 no FILE Festival Internacionalda Linguagem Eletrônica.


d) Multimídia
Multimédia (português europeu) ou multimídia (português brasileiro) é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia,gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação)(Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que aapresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial,quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fatoque pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo,raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber [3]:
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suportedigital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdosmultimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes paragrandes volumes de dados, os discosópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nasferramentas de informática a utilização de arquivos/ficheiros digitais para acriação de apresentações empresariais, catálogos de produtos,exposição deeventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia.Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audiçãoe tacto este tipode tecnologia abrange diversas áreas de informática.
Em latim "media" é o plural de "medium",pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.


e) Ciberespaço
Ciberespaço é a denominação dum espaço que existe nomundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem paraconstituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato daimaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhãocom os demais. É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio detecnología.
Apesarda internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularizaçãoe sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação dohomem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadorese por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo. (JUNGBLUT, 2004; GUIMARÃESJR., 1999).
Tambémconhecido como Cyberespaço, termo muito comum na ficção científica, possuivariações para vários outras denominações referente à Internet, Cyberpoeta, Cyberpunk eoutros mais.
http://www.youtube.com/watch?v=Beb9pGU9NcM&feature=fvst



f) Wiki
Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWikisão utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertextoou o software colaborativo usado para criá-lo.
Otermo "Wikiwiki" significa "extremamente rápido" no idiomahavaiano.
Estesoftware colaborativo permite a edição colectiva dos documentos usando umsistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da suapublicação.

Referência:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>

Nenhum comentário:

Postar um comentário