segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atividade 7




Segundo Marinho(2006),“Estou convencido de que as tecnologias digitais não serão, por si só,sem uma ressignificação, motivos para mudanças na escola”.

Muitos pensam que, só porque sabem “mexer” no computador, é suficiente para se considerar um inovador nas práticas pedagógicas e indo mais alem, há pessoas que utilizam recursos inovadores mas usam a mesma metodologia das aulas tradicionais, são os famosos “modernosos”(Demo,1993)maquia de moderno o que continua arcaico.


È necessário inserir as tecnologias digitais na formação dos professores, fazer cursos de aperfeiçoamento, capacitação, para realmente, inovar nas práticas pedagógicas e assim atender e surpreender uma clientela exigente que são nossos alunos.

O atual(tecnologia) se confronta com um currículo arcaico e obsoleto 

O currículo hoje na escola é vista como um conjunto de disciplinas, com seus
programas de ensino que devem ser cumpridos num determinado tempo.
Então temos  que mudar o currículo para que haja mudanças na escola.

 O currículo deve ser encarado como uma peça fundamental do projeto político-pedagógico da escola, é ele que norteia todo e qualquer projeto, ações e atividades realizada na escola é onde se encaixa as novas tecnologias da informação e da comunicação

 O desafios para escola de hoje é pensar em sua função social numa sociedade mergulhada na informação, numa sociedade globalizada, preocupada com a qualidade da formação humana, mas para isso primeiramente ela tem permitir que as pessoas aprendam a ler, escrever e fazer contas, para depois interagir com maquinas “complexas”.

 A info-alfabetização, ou a alfabetização ou letramento digital, são necessários de forma absoluta, para todos, mas temos que saber perfeitamente a diferença em ensinar informática e ensinar com informática.




Conclui Pedro Demo (1993, p.28), "se a tecnologia não for

adequadamente educada, pode incidir em envelhecimento precoce, em

vez de renovação, porque nada mais velho do que sucata, mesmo

recente".



Tudo depende de nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário